Ah se eu fosse Marinheiro…(o diário on line de uma Tripulante!!)

Ontem estavamos no ultimo porto da temporada brasileira: Salvador!… agora estamos em alto mar,ainda na costa brasileira, em rumo a Europa… a previsao de chegada ‘e de em 5 dias estarmos em tenerife… foi mt boa a temporada brasileira, torcer para a europeia ser tao boa quanto… hj tambem fazem exatamente 5 meses que estou aqui… … … o que eu posso dizer: BYE BYE Brazil!! At’e!

Anúncios

Essa M’usica retrata bem o que anda acontecendo nessas ‘ultimas semans aqui no navio… uma amiga do restaurante descreveu bem o que seria isso aqui: Um mix da Ilha de Losta com a caverna do Dragao… gostei…!!!

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida

Para todos tb um Feliz 2010!!

Então é Natal… Para todos um ótimo e maravilhoso Feliz Natal!!! Essa foi a primeira vez que passei o natal longe de todos, e nao vou mentir para vocês, não é nada bom… ontem sai do restaurante eram umas 1 e pouco da manha… ja estava cansada, fui para a minha cabine e acabei a noite assistindo a final do campeonato de poker na espn… aqui no navio tudo continua na mesma… teve muita gente que me perguntou com relação ao serviço,o que eu faço, aonde trabalho… então ae vai: Aqui no navio há dois restaurantes: o Windjammer Café e o The King and I. No Wj todos trabalham sem exceção ou pela manhã ou pela a tarde numa jorada de 4 horas e 30 minutos e a noite todos trabalham no The King and I que é um restaurante a lacarte (aonde realmente se ganha dinheiro) pois no WJ a gente trabalha sem ganhar nada, o que é uma sacanagem mas é a realidade… no Wj se faz de tudo: tirar pratos,secar, enrolar talheres,reposição de buffet, limpeza, tudo, mas tudo mesmo… cada dia estamos numa sessão,isso depende da escala. No The King and I cada um tem suas mesas no qual fica responsável pelo o atendimento somente a aqueles clientes. No meu caso,como sou assistente de garçom, ajudo na tiragem de pedidos, ofereço pães,aguá, bebidas, sou eu quem sou responsável por abrir os vinhos, faço o setup da mesa e no final tenho que fazer o setup da estação … ou seja, faço quase tudo já que o garçom tem a função de só pegar os pratos e cuidar dos talheres… enfim, é mais trabalhoso mas em compensação é um lugar em que o tempo passa bem mais rápido, e sempre tem algo para fazer… o melhor ainda é ter os seus proprios clientes. Os clientes, na minha opinião é claro, chega a ser 80% do motivo de continuarmos aqui, trabalhar num navio no final das contas é algo muito solitário, seus familiares estao longes, seus verdadeiros amigos, namorado, tudo, e aqui chega a ser uma cidadezinha de interior, já que são as mesmas pessoas todos os dias, todas as horas… e os clientes são as pessoas que vc esta ali para agradar, para fazer de cada jantar um momento especial e inesquecível… eu trabalho sempre fazendo um tipo de atendimento que eu gostaria de receber caso estivesse no lugar deles… e deu muito certo…. pelo menos até agora. Tive clientes de todas as nacionalidades quase, e de todos os tipos… até os mais dificieis de lidar eu nao tive problema e isso é muito bom… aqui temos também os índices, que são avaliações que os clientes fazem do atendimento… caso receba muitos elogios, pode ganhar um day off. Day Off é um dia sem precisar trabalhar no WJ, trabalha-se somente no The King and I a noite… vale mais que ouro aqui…rsrsrs… eu ganhei um… pedi para o supervisor para tirar o meu dia 29,pois estaremos em Buenos Aires,ae terei um dia todo para conecer melhor a cidade… Gente do mais é só isso,por favor se tiverem alguma d~uvida me falem que terei o maior prazer em retirar… deixar registrado também que estou morrendo de saudades de todos… como eu sinto falta da minha mãe, do meu pai… até da Marina que a gente vivia brigando uma com a outra… e dos meu amigos, das festas, dos pagodes, do futebol de domingo… e do Rafael tb… aqui dentro a gente passa a dar mais valores para tudo e qualquer momento que temos la fora… É isso ae, até o próximo post! Então é Natal… Para todos um ótimo e maravilhoso Feliz Natal!!! Essa foi a primeira vez que passei o natal longee todos, e nao vou mentir para vocês, não é nada bom… ontem sai do restaurante eram umas 1 e pouco da manha… ja estava cansada, fui para a minha cabine e acabei a noite assistindo a final do campeonato de poker na espn… aqui no navio tudo continua na mesma… teve muita gente que me perguntou com relação ao serviço,o que eu faço, aonde trabalho… então ae vai: Aqui no navio há dois restaurantes: o Windjammer Café e o The King and I. No Wj todos trabalham sem exceção ou pela manhã ou pela a tarde numa jorada de 4 horas e 30 minutos e a noite todos trabalham no The King and I que é um restaurante a lacarte (aonde realmente se ganha dinheiro) pois no WJ a gente trabalha sem ganhar nada, o que é uma sacanagem mas é a realidade… no Wj se faz de tudo: tirar pratos,secar, enrolar talheres,reposição de buffet, limpeza, tudo, mas tudo mesmo… cada dia estamos numa sessão,isso depende da escala. No The King and I cada um tem suas mesas no qual fica responsável pelo o atendimento somente a aqueles clientes. No meu caso,como sou assistente de garçom, ajudo na tiragem de pedidos, ofereço pães,aguá, bebidas, sou eu quem sou responsável por abrir os vinhos, faço o setup da mesa e no final tenho que fazer o setup da estação … ou seja, faço quase tudo já que o garçom tem a função de só pegar os pratos e cuidar dos talheres… enfim, é mais trabalhoso mas em compensação é um lugar em que o tempo passa bem mais rápido, e sempre tem algo para fazer… o melhor ainda é ter os seus proprios clientes. Os clientes, na minha opinião é claro, chega a ser 80% do motivo de continuarmos aqui, trabalhar num navio no final das contas é algo muito solitário, seus familiares estao longes, seus verdadeiros amigos, namorado, tudo, e aqui chega a ser uma cidadezinha de interior, já que são as mesmas pessoas todos os dias, todas as horas… e os clientes são as pessoas que vc esta ali para agradar, para fazer de cada jantar um momento especial e inesquecível… eu trabalho sempre fazendo um tipo de atendimento que eu gostaria de receber caso estivesse no lugar deles… e deu muito certo…. pelo menos até agora. Tive clientes de todas as nacionalidades quase, e de todos os tipos… até os mais dificieis de lidar eu nao tive problema e isso é muito bom… aqui temos também os índices, que são avaliações que os clientes fazem do atendimento… caso receba muitos elogios, pode ganhar um day off. Day Off é um dia sem precisar trabalhar no WJ, trabalha-se somente no The King and I a noite… vale mais que ouro aqui…rsrsrs… eu ganhei um… pedi para o supervisor para tirar o meu dia 29,pois estaremos em Buenos Aires,ae terei um dia todo para conecer melhor a cidade… Gente do mais é só isso,por favor se tiverem alguma d~uvida me falem que terei o maior prazer em retirar… deixar registrado também que estou morrendo de saudades de todos… como eu sinto falta da minha mãe, do meu pai… até da Marina que a gente vivia brigando uma com a outra… e dos meu amigos, das festas, dos pagodes, do futebol de domingo… e do Rafael tb… aqui dentro a gente passa a dar mais valores para tudo e qualquer momento que temos la fora… É isso ae, até o próximo post!

Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo
Cores!

Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção
No que meu irmão ouve
E como uma segunda pele
Um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Ai, Eu quero chegar antes
Prá sinalizar
O estar de cada coisa
Filtrar seus graus…

Eu ando pelo mundo
Divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome
Nos meninos que têm fome…

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle…

Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm
Para quê?
As crianças correm
Para onde?
Transito entre dois lados
De um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo
Me mostro
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle…

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado…

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle…

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado…

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle…

Pois é, hoje já fazem exatamente 1 mês e 1 semana que estou trabalhando no cruzeiro… ja emagreci 5 kilos, e passei muitooo frio…. sei que ainda nao coloquei em detalhes o como esta meu dia a dia , mas é por uma causa nobre: trabalho! Mas vou tentar de forma breve descrever o como foi o meu primeiro mes fora de casa… vamos lá!

Primeiro, foi a primeira vez que andei de avião, que sai do Brasil, que fui para a Europa e tabém viver em alto mar… dizem que existe primeira vez para tudo… ta que eu exagerei so um pouco (tudo de uma vez) mas enfim… ao chegar na Alemanha, a aeromoça me passou a informação que o voo para Veneza tinha sido cancelado devido ao mal tempo e estavam sem previsão para um próximo voo… para a minha sorte eu conheci o Fabio ,que hj é um amigão meu no Cruzeiro, que deu a ideia de irmos de Metro… ae conversamos com a companhia aerea e eles trocaram a nossa passagem de aviao pela a de metro de Munik, na Alemanha , até Veneza… gente foi uma viajem maravilhosa… foram 6 horas e meia cruzando a Europa de metro com paisagens inesqueciveis… também foram com a gente o Felipe que hj trabalha na Piscina, e o Leonardo que trabalha no Bar e fez o STCW comigo em Santos… ao chegar em Veneza fui direto para o hotel onde fui dormir para começar no outro dia…

No outro dia, foi o dia de conhecer o navio, pessoas, trabalho, enfim, minha nova vida… nao foi tao assustador quando imaginei que fosse… percebi que eu era forte no 2 dia, um dia em que o navio balançou muito e eu só tive umas dores de cabeça… enquanto alguns vomitavam enfim… chorei muito, ri muito… a primeira semana é foda… depois disso foi só se acostumar com o serviço e pronto.

Com relação a comidapara quem trabalha no Splendour tem muita opção, cafe da manha, almoço, lanche e jantar… gente é comida demais… eu emagreci mais pela a correrria de ter que subir e descer escada toda hora…do mais tá tudo bem… nesse meu primeiro mes ja recebi meu 1 salario, nao foi o tanto que imaginei que seria, mas tb nao foi tao ruim… comprei essa semana a minha camera digital, mas os lugares bacanas mesmo que passei estao todas registradas nas cameras dos outros… depois que eu pegar as fotos posto aqui para vcs verem… para quem vem, muita meia preta,pois vai ser necessario, palmilha ortopédica é essencial, para quems enti muito frio, uma blusa de frio que esquente também nao é uma má ideia… agora estou em Portugal, e daqui a 7 dias o navio vai fazer a costa brasileira… é tão bom saber que vou comer nosso feijão de novo… mas vale muito a pena… tem muita gente querendo descer no Brasil, que nao gostou, que achou puxado demais… minha dica,a tudo o corpo acostuma, se nao gostou mesmo, vá, o bom é fazer algo que realmente de prazer… eu mesma adoro trabalhar com os turistas… com relação a supervisão, é normal em qualquer lugar ter pessoas adestradas e despreparadas com relação ao tratamento com pessoas… mas os guests fazem tudo isso ser superado… vou tentar sempre manter atualizado… se tiverem dúvidas ou curiosidades e quiser perguntar por favor vai ser ótimo responder ok… Um beijo enorme e repleto de saudades para todos vcs!!!

Inté!

Oie!!! Sei que demorei para atualizar, e na verdade nem vou colocar 10% do que quero hoje pois tenho que ir dormir pois amanha ‘e cedo… mas gente, ‘e bom demais da conta… Estou no Splendour of the Seas… o trabalho nao ‘e dificil,ele ‘e cansativo pois a carga hor’aria ‘e muito grande… pe’co desculpas pelo os erros na acentua’cao, ‘e que o teclado ‘e de configura’cao americana,ae ja viu…

Enfim, minha vinda para a Europa foi muito legal,depois coloco aqui maiores detalhes… ja aqui no navio eu demorei alguns dias , longos dias, para me adaptar, no come’co ‘e mt cansa’co, a gente s’o quer dormir, mas depois o corpo vai adaptando… tem hora que a saudade bate ae ‘e dificil: familia, amigos, amore… mas a vida ‘e assim mesmo, quando se tem planos e corremos atras para que eles se concretizem, a supera’cao vem mais r’apida…

Amanha vou ver se entro para colocar em detalhes como foi minha vinda e como sta a minha vida… desde ja antecipo: a Europa ‘e linda!!!!!!!!!

Bjooooooooooooooooooooooooooo para todos!!!


  • Nenhum
  • anakonlina: Tamb'em foi um imenso prazer conhece-los pode ter certeza!! Espero encontra-los futuramente!! Bjooooo e at'e mais!
  • Rafael: Oi amorzão, quanto tempo não atualiza seu blog heim? Espero que vc esteja reunindo todas a suas forças e resistindo bem a essa empreitada. Amor es
  • Lucia: Oi Ana, Adorei seu blog, desejo que voce seja muito feliz. Foi um prazer conhecer voce e o Edson beijos Lucia, Adalberto, Lucas e Beatriz

Categorias